JULIO RIZZO integra a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre desde 1990. Nos Estados Unidos, participou de curso de aperfeiçoamento na University of Georgia School of Music - Athens, GA, sob orientação do professor Philip Jameson, tornando-se membro honorário do The University of Georgia Trombone Choir. Foi professor do programa Winds of the Moon da American Wind Symphony Orchestra, em Pittsburgh, PA. Na França, cursou aperfeiçoamento em trombone na École Nationale de Musique de La Ville de Colmar. Coordenou máster classes e clínicas de trombone no Brasil, Estados Unidos, França e Argentina. Desenvolve trajetória paralela ao erudito na música popular, rock e jazz, com participações em shows e gravações.

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      Mestre em Performance Musical, especializado em Música Brasileira no Século XX, licenciado em Educação Musical e técnico em Trompete pela Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. Iniciou seus estudos musicais em 1982 na Banda Marcial do Colégio Lyceu de Goiânia. Teve como professores o Capitão Oscarlino (UFG) e Rocha José Oliveira Bruno (Centro Cultural Gustav Ritter). Foi Músico Militar do Corpo de Bombeiros de Goiás. Ocupou a cadeira de primeiro trompete na Orquestra Sinfônica de Goiânia de 1992 a 2004 e na Orquestra Filarmônica de Goiás de 1989 a 1997. Participou de várias gravações com os Maestros Joaquim Jaime (Orquestra Sinfônica de Goiana), Norton Morozowicz (UFG) e Marshal Gaioso (IFG). Como Solista, atuou junto a Orquestra Sinfônica de Goiânia, Filarmônica de Goiás e Orquestra Jovem de Goiás interpretando importantes peças para trompete de Haydn, Vivaldi, Aratunian e Lacerda. Foi um dos fundadores de dois importantes quintetos de metais na cidade de Goiânia, o Quinteto Goiânia Brass e Charanga Jazz que atualmente desenvolvem importantes atividades artísticas no Estado de Goiás. Foi Presidente da Sociedade Goiana de Música. É professor do IFG desde 1997. Atuou como Coordenador de Artes do CEFET e Coordenador Acadêmico do Departamento I do IFG Campus Goiânia, sendo que as propostas de implantação e aprovação dos dois cursos de música do IFG (técnico e licenciatura) acorreram sob sua gestão. É professor de Teoria Musical, Linguagem Musical, Trompete e regente da Banda Sinfônica e do Grupo de Metais do IFG. Foi coordenador da quarta, quinta e sexta edições do Encontro Goiano de Ensino Coletivo em Instrumento Musical em parceria com a UFG, o IFG e a Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Participou de todas as bancas para professor efetivo de música do IFG- Goiás. É membro da banca examinadora de elaboração para provas de vestibular e processo seletivo do Técnico em Instrumento Musical. Atualmente, desenvolve pesquisas de Iniciação Científica com alunos do IFG e é coordenador do subprojeto em música do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes/IFG). Produziu evento de cunho artístico no CEFET/IFG como Primeira Semana Cultura em Comemoração ao aniversário do CEFET, Primeira edição do Festival de Artes de Goiás a ser realizado no Campus - Goiânia, Encontro de Instrumentos de Metais do IFG; Concertos em comemoração ao dia do Músico; Quinta tem Música no SESC pela sociedade Goiana de Música (SGM). Nos últimos anos produziu e publicou importante trabalho didático o método Tocar-Junto Ensino Coletivo de Banda Marcial, aonde atualmente vem apresentando palestras e curso no desenvolvimento de sua metodologia. Tem apresentado sua metodologia e material didático no ensino da banda, do qual vem sendo já utilizando por bandas em Goiás, São Paulo e Bahia. Atuou como Palestrante e oficineiro no Festival de Música de Anápolis, promovido pela UniEvangelica nos anos de 2011 e 2013 Tem participado de congressos e festivais de música apresentando artigos que relatam os desafios de implantação de seu método no ensino musical. Desenvolveu alguns projetos pelo Fundo Estadual de Cultura Do Estado de Goiás: Série Impulsos Percussivos para o Estado de Goiás:  Concertos Didáticos nas Escolas; Seminário de Performance e Pesquisa em Instrumento de Metais e; Turnê: Danças e Marchas pelas Ruas de Goiás. Recentemente aprovou novos projetos como: Oficina Tocar Junto; Manutenção da Banda Marcial Aja –Rio Verde; Tradição e Memória – Manutenção da Banda Sinfônica Nilo Peçanha do IFG; II Seminário de Performance e Pesquisa em Instrumento de Metais e; Projeto formação em Regência Musical    http://lattes.cnpq.br/2481057616038502 

 

 

 

       Rafael Velloso é professor da Universidade Federal de Pelotas desde 2015 onde atua na área de instrumento complementar saxofone, improvisação e arranjo. Seus interesses de pesquisa estão as praticas criativas em música popular e a pesquisa em acervos relacionada a análise de fonogramas de música popular, além de coordenar outros projetos tais como a Orquestra de Sopros da UFPEL e o Clube do Choro de Pelotas vinculados  ao Núcleo de Música Popular e  ao grupo de pesquisa em Etnomusicologia. Saxofonista carioca com 25 de experiência, foi discípulo de alguns mestres do instrumento no Brasil tais como; José Carlos Bigorna, Juarez  Araújo e Carlos Malta. Seu primeiro CD solo Sax Chorando foi lançado em 2005, e traz  o resultado da sua atuação como solista de choro em diversas rodas e grupos da nova cena carioca desde 1999 tais como Grupo Sarau, Marco de Pinna, Daniela Spielman, Marcelo Vianna além do grupo com o qual lançou seu primeiro CD Solo Sax Chorando. Neste mesmo período trabalhou como produtor musical de grupos de destaque da cena carioca, como Dread Lion, Céu na Terra e Quizomba

 

     Luciano da Costa Nazario é pesquisador, educador, violonista, compositor e arranjador. Bacharel em música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestre em composição musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em Música na área de Teoria, Criação e Prática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Recebeu bolsa CAPES (bolsista do programa de demanda social da UFBA) para desenvolver a pesquisa de mestrado sobre os gêneros musicais do Rio Grande do Sul. Durante o doutorado foi contemplado com a bolsa FAPESP para realizar pesquisas sobre os processos criativos em música, tendo como resultado a criação e o desenvolvimento de práticas de invenção musical para o desenvolvimento criativo, além de uma teoria substantiva sobre a liberdade criativa em música. Em sua produção artística realizou diversas apresentações como intérprete (performance violonística e regência) e estreou obras para orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, coral, violão, piano e formações camerísticas diversas. Alguns de seus trabalhos foram apresentados por importantes formações instrumentais no Brasil, incluindo: Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (BA), Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas (SP), Banda Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (SP) e Big Band da Universidade Federal do Rio Grande (RS). Também foi o vencedor (nível 1) do 1º Concurso Nacional de Composição para Banda Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Como educador, ministrou cursos de harmonia, arranjo na música popular, improvisação, percepção musical e performance violonística. É membro da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da seção nacional do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (FLADEM). Atuou como membro de bancas avaliadoras na Universidade Estadual de Campinas (24º Congresso de Iniciação Científica e teste específico em música), Universidade Federal de Pelotas (teste específico em música) e Universidade Federal do Rio Grande (10ª e 17ª Mostra de Produção Universitária). Também fez parte do comitê julgador do 2º Seminário Nacional do FLADEM Brasil e do II Fórum Latino-Americano de Educação Musical na Educação Básica do Fladem Brasil. Na Universidade Federal do Rio Grande, criou e desenvolveu o projeto de extensão intitulado - Big Band da FURG -, o qual atua como educador, coordenador, arranjador e compositor do grupo. Através desse projeto, busca tornar possível o ensino gratuito de música à comunidade interna e externa da FURG, além de difundir a música instrumental para Big Band no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Como pesquisador, preocupa-se em investigar processos criativos em música, buscando desenvolver, aperfeiçoar e difundir técnicas, métodos e procedimentos que desenvolvam a capacidade criativa dos estudantes. A partir dessas ações, publicou o livro intitulado - Rearmonização: método de ensino visando à aprendizagem da harmonia através da criatividade musical - além de artigos em periódicos especializados no Brasil, Colômbia e Reino Unido. Realizou apresentações orais, palestras e workshops tratando sobre a criatividade em música em eventos científicos e educacionais no Brasil, Argentina, Irlanda, Costa Rica, Peru e China. Atualmente lidera o Grupo de Estudos sobre Criatividade em Música, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, formado por uma equipe multidisciplinar composta por pesquisadores e estudantes da área de música, psicologia, pedagogia, letras e antropologia.