Workshop 1: Rotina como fundamento para a prática do trombone

Ministrante: Prof. Julio Rizzo (OSPA)

Formatado para atender estudantes e músicos já em atividade, o workshop Rotina como fundamento para a prática do trombone, ministrado pelo professor Julio Rizzo, traz ensinamentos práticos para o estudo e a prática sistemática do instrumento. Entre os conteúdos propostos está o uso do método de aquecimento – etapa fundamental para a prática, independentemente de seu estágio - proposto e consagrado pelo trombonista Michael Davis. O aquecimento é considerada uma etapa pré-música, indispensável para que o passo seguinte, a verdadeira música, possa acontecer com tranquilidade e perfeição. Ao lado dos participantes do workshop, o ministrante coordenará exercícios que objetivam levar a práticas adequadas, com ajuste da capacidade respiratória, postura, afinação, atitude e sonoridade, entre outros itens.


Workshop 2: Técnica de trompete

Ministrante: Prof. Ms. Marcelo Eterno Alves (IFG)

O workshop abordará a técnica do trompete desde o aquecimento, estudos diários e clínicos bem como métodos e repertório musical do instrumento.


Workshop 3: O saxofone no choro: aspectos técnicos, estéticos e musicais

Ministrante: Prof. Dr. Rafael Veloso (UFPel)

Este workshop propõe apresentar aos saxofonistas uma experiência formativa integral relacionada ao saxofone e ao choro, tanto no seu aspecto histórico como prático. Para tanto serão apresentadas atividades que estimulem o estudo e auxiliem no desenvolvimento técnico e estilístico de instrumentistas de saxofone neste gênero tais como: repertório, sonoridade, recursos técnicos e interpretativos, improvisação e arranjo para conjunto de saxofones.

 

Oficina 1: Método de ensino coletivo para banda de música

Ministrante: Prof. Ms. Marcelo Eterno Alves (IFG)

Os métodos de ensino coletivo para banda compõe na atualidade uma excelente ferramenta de ensino e ensaio para grupos instrumentais (Banda de Música). Desta forma essa oficina apresentara as possibilidades e metodologias de aplicações dos métodos de forma prática com ensaio de grupos.


Oficina 2: Laboratório de Criação Musical

Ministrante: Prof. Dr. Luciano Nazario (FURG)

O laboratório de criação musical é o resultado da pesquisa sobre criatividade em música e se fundamenta na liberdade como potência ao desenvolvimento criativo. Através da liberdade de expressão, buscamos a essência do fazer artístico por meio de uma epoché de padrões, técnicas e modelos adotados como referência na aprendizagem musical. Sem o peso desses modelos quando se encontram em suspensão, vislumbra-se um desenvolvimento musical potencializado pela liberdade de ação. Trata-se de um trabalho oposto a pedagogias tradicionais e tecnicistas, as quais tendem a desconsiderar a subjetividade dos estudantes, reduzindo a curiosidade, a imaginação e a descoberta. busca-se, nesse laboratório, realizar uma pedagogia da intuição, onde os participantes ampliam suas perspectivas criativas, ficando mais abertos à experimentação, à imaginação criadora, aos insights, à percepção, à sensibilidade, à autoexpressão e, principalmente, aprimoram a autoconfiança e a motivação frente aos seus estudos musicais.

 

Palestra 1: O saxofone no choro: aspectos técnicos, estéticos e musicais

Ministrante: Prof. Dr. Rafael Veloso (UFPel)

Nessa palestra serão trazidas como referência os seguintes conteúdos; as circunstâncias nas quais o saxofone foi trazido ao Brasil, alguns aspectos técnicos e musicais da performance de alguns instrumentistas representativos do gênero tais como Pinguinha, Romeu Silva e Luiz Americano; como algumas modificações na prática musical destes instrumentistas influenciaram a performance de grupos de choro como Oito Batutas, Jazz Band Sul Americana, Trio Carioca, além das consequências técnicas, estéticas e dessas transformações.

 

Palestra 2: Vida de Trombonista - Aspectos da formação à performance

Ministrante: Prof. Julio Rizzo (OSPA)

A apresentação feita pelo professor Julio Rizzo baseia-se em sua experiência de mais de 30 anos como trombonista profissional dedicado à música erudita e também ao repertório popular vinculado a diferentes ritmos. Dessa vivência, acompanhada por estudos teóricos e práticos constantes, resultou extensa bagagem a respeito das rotinas e condutas mais adequadas aos trombonistas desde o momento em que escolhem o instrumento até a chegada das performances, passando por todas as importantes etapas da formação. Com explanação simples e direta, o palestrante traz à luz ensinamentos e conselhos capazes de facilitar a “vida de trombonista”, elucidando dúvidas e enumerando as qualidades indispensáveis para entender o instrumento, passando a tê-lo como uma extensão de seu próprio corpo.


Palestra 3: Panorama dos métodos coletivos de banda de música

Ministrante: Prof. Ms. Marcelo Eterno Alves (IFG)

Nessa palestra o professor Marcelo eterno Alves irá apresentar alguns métodos coletivos de banda de música realizando uma análise técnica dos procedimentos pedagógicos adotados nesses métodos.

 

Palestra 4: É possível uma pedagogia da criatividade musical?

Ministrante: Dr. Luciano Nazario (FURG)

O ensino musical tradicional direcionado ao desenvolvimento criativo frequentemente adota dois pressupostos em suas práticas pedagógicas: (1) a ideia de que a criatividade se desenvolve mediante um longo e aprofundado processo de aquisição técnico-musical (pressuposto empirista) e/ou (2) o entendimento de que alguns estudantes já possuem algo intrínseco (dom, habilidade individual etc.) que os permite desenvolver suas plenas potencialidades, possuindo, assim, a autoridade para serem criativos (pressuposto inatista). Em ambos os casos o “ser criativo”, para uma grande parcela de estudantes, encontra-se distante (como no empirismo) ou inacessível (como no inatismo), não combinando, portanto, com uma educação musical que queira ser plural, libertária e capaz de incorporar a subjetividade humana em sua prática pedagógica. Com base nisso, as seguintes perguntas nos vêm a mente: A criatividade musical é uma habilidade possível de ser desenvolvida em todos os músicos? Quando falamos em criatividade, do que realmente estamos falando? É possível uma pedagogia da criatividade musical? Caso positivo, como esta pedagogia deveria se apresentar ao educando? Nessa palestra, buscaremos refletir sobre esses questionamentos através da apresentação de um arcabouço teórico e de uma pesquisa empírica que está sendo realizada há sete anos em diferentes instituições musicais.